Rurouni Kenshin – Meiji Kenkaku Romantan(Kenshin o andarilho – Crônicas de um Espadachim da Era Meiji)

Gênero: Shõnen, que conta com Ação 90%, Aventura 90%, Comédia 70%, Fantasia 30%, Drama 20%, Romance 10%.

Faixa etária: 12 anos para o Anime, pois apresenta cenas de violência, mas nada muito forte e sem cenas de nudez. Mas a conselho acima de 15 anos para os Ovas que contam com muita violência e algumas cenas fortes.

Autor: Nobuhiro Watsuke

Estúdio: Gallop

No Brasil, foi adotado o título americano Samurai X. É um Anime baseado no mangá de Nobuhiro Watsuke, que misturava vários gêneros como ação, comédia, típico de mangas Shonen(para meninos), mas que deixava no ar um romance mal resolvido por parte do personagem principal Kenshin e o personagem secundário Kaoro.

Kaoro Kamiya faz a narração da história de um dos lendários personagens que marcaram o final da Era Tokugawa (final do feudalismo Oriental no Japão), existem rumores de que esse lendário espadachim realmente existiu – mas lógico não era ruivo. Um dos traços marcantes e que a diferencia da grande maioria das histórias de samurai, é o excelente cruzamento entre os acontecimentos históricos reais, que são normalmente tema da trama da temporada, e a presença de personalidades marcantes da história japonesa.

É uma excelente história, além de Rurouni Kenshin lhe ensina sobre como funcionava o feudalismo Oriental que marcava a Era Tokugawa e toda a transformação necessária, que esta registrada na história, para acabar com ele e botar no poder a mais antiga de todas as dinastias que existe até hoje, a Dinastia do Japão esta no poder desde a queda da Dinastia Tokugawa até hoje, o anime retrata então o começo da Era Meiji – coisa que já me rendeu um 10 numa prova sobre o feudalismo oriental. Acho que se pode aprender muita coisa em qualquer lugar, tudo tem um pouco de cultura, devemos só avaliar se queremos ou não absorver tal tipo de conhecimento.


Nota Geral do Anime(0 a 10): 10

Nota da História: 10

Nota de Desenvolvimento da História: 10

Nota da Trilha Sonora: 100 , pois é muito melhor que dez

Nota da Qualidade de Animação: 10

O Traço artístico do mangaka Nobihiro Watsuke é muito bem trabalhado principalmente nas cenas de batalha que foram muito estudadas para poderem ser reproduzidas com fidelidade no mangá. Não deixando nem um pouco a desejar.

Mangás : São ao todo 56 mangás na edição brasileira, o período de publicação foi de 2 de setembro de 1994 a 4 de novembro de 1999, publicados pela Shonen Jump.

Anime: Possui 95 episódios, lançado em 10 de Janeiro de 1994.

É uma das minhas séries preferidas, contado com muito bom humor e ação se passa no pós era Tokugawa, quando Kenshin acaba indo morar com um bando de loucos no Dojo Kamiya.

O mais engraçado que acho é que todo mundo do governo pede conselhos, atende aquele homem desconhecido e maltrapilho – hahahahhaaha – e ainda pede pra ele resolver algumas coisas. Mas quem é ele?! Não, não é ninguém é apenas um homem desconhecido.

Ovas:

Tsuioku Hen(Rurouni Kenshin: Reminiscence , Rurouni Kenshin OVA 1, Samurai X: Trust & Betrayal) – Ovas 1 e 2

Os ovas 1 e 2 contam a história de Kenshin pequeno(Shinta) de como ele aprendeu o Hiten Mitsurugi Ryuu ( técnica de kendô), no final da Era Tokugawa , a guerra para colocar a governo Meiji no poder, e fala sobre a primeira mulher de Kenshin . É muito bom, tem boa dose de violência, mas sem apelar para o exagero de alguns animes como Berserk.

Meiji Kenkaku Romantan Seisohen(Rurouni Kenshin: Seioshen, Rurouni Kenshin OVA 2, Samurai X: Reflection)- Ovas 3 e 4

Esses ovas eu não gostei nem um pouco, mostra um futuro bem depois da serie de TV onde Kenshin é casado com Kaoro a muito tempo e tem um filho, o qual detesta ele. Não concordo com o que é mostrado nesses ovas mostra um Kenshin indiferente que não soube criar, nem dar amor ao próprio filho, nem a própria mulher, pois não parece que ele, nem ao menos, tenha gostado da Kaoro alguma vez .

Mostra também a vingança do irmão da primeira mulher dele e a morte do mesmo. Resumindo detestei os ovas 3 e 4.

Filmes:

Rurouni Kenshin: Ishin shishi no Requiem(Samurai X – Filme, Rurouni Kenshin: Requiem for Patriots, Rurouni Kenshin: Requiem for an Ishin Patriot)
É simplesmente um episódio de 1h:40min.

OST (Original Sound Track)
:

A trilha sonora do anime foi muito bem trabalhada contando com muitas musicas marcantes, contando com a presença de bandas como: Yellow Monkey( Primeiro Encerramento – Tactics), L’Arc en Ciel( Terceira Abertura – The fourth Avenue café), Judy and Mary(Primeira Abertura – Sobakasu), e instrumentais de altíssima qualidade. É uma das minhas trilhas sonoras de anime preferidas, tenho todas as musicas, inclusive uma delas pretendo que seja a musica que vai tocar no meu casamento quando eu estiver entrando em cena toda vestida de noiva de fundo vai tocar Kaoru`s Love.

Para um review mais completo acesse a Wikipidia.

Anúncios

6 Respostas para “Rurouni Kenshin – Meiji Kenkaku Romantan(Kenshin o andarilho – Crônicas de um Espadachim da Era Meiji)

  1. Nossa, exatamente a mesma opinião da minha sobre os OVAS e as musicas e tal XDD Hahahaha adoraria ir para um casamento com musica de RK ao fundo, me chama ein! 🙂

  2. Oh, meu Deus! Eu vi hoje os OVAs de Rurouni Kenshin (ok… talvez venha um bocado atrasada) e partilho a mesma opinião (sobre a OST também =P).

    Como é que o Watsuke deixou que estragassem o personagem dele daquela maneira…

    Pessoalmente, se tivesse visto Rurouni Kenshin: Seisohen sem ter em conta o anime, sim, está muito bem realizado e tem nota 10. Mas tendo em conta tudo que vimos ao longo de 95 episódios, é uma ofensa aos fãs usar as personagens de Rurouni Kenshin neste drama =S

    Bem, precisava mesmo de desabafar a minha frustração onde fosse compreendida ^^

    ***

    Vou ‘tar atenta a este blog!

  3. OVA é uma sigla para Original Video Animation, são histórias a parte do anime que não passaram na TV, normalmente não foram feitos pelos mesmos autores ou roteristas do anime famoso, para saber mais sobre acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ovas

    Sobre os OVAs de Rurouni Kenshin acho que tem a serie e os ovas completos no Seizu (link do fansuber ao lado).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s