GameTrailers Final Fantasy Retrospective IX

E surge a terra de Ivalice no mundo Final Fantasy, ela foi criada por Yasumi Matsuno que em 1995 que foi convidado pela Square a adentrar no time depois de seu belo trabalho demonstrado em Tactics Ogre: Let Us Cling Together. Antes de ser contratado pela Square ele trabalhava na Quest, empresa a qual produziu Tatics Ogre – e após a saída de Yasumi Matsuno a empresa foi à falência, coincidência ou não. Ele ficou famoso pelas grandes inovações de jogabilidade e design no jogo, motivo que o levou a ser contratado pela Square. Foi durante a produção de Final Fantasy Tatics para PlayStation que Hiroyuki Itõ se tornou primeiramente Diretor de Design, antes disso ele era apenas produtor tendo criado inovações como a barra que fica carregando para saber a sua vez (inventada em Final Fantasy IV), o sistema de classes (Final Fantasy V), o jogo de cartas(Final Fantasy VIII), são exemplos de suas grandes contribuições. As muitas classes e seu sistema de profissões, presentes nos Tatics foram inventadas por HIroyuki Itõ -Wizard, Priest, Lancer, Monk, Archer, Time Mage, Summoner, Dancer, Bard, Samurai, Ninja, Geomancer, Thief, Oracle, Mediator, e Calculator, E isso tudo faz de Yasumi Matsuno e Hiroyuki Itõ os pais de um novo estilo de jogo, o Tatics.

Outro Tatics fruto dessa parceria foi Final Fantasy Tatics Advanced para Game-boy Advanced, ele, igualmente ao do PlayStation 1, possuía muitas classes, sistema de profissões, interações com o mapa, a medida que novas cidades iam aparecendo você mesmo era quem escolhia onde colocá-las e dependendo da combinação poderia encontrar tesouros em uma ou mais cidades. Em Ivalice havia muitas leis, as quais mudavam constantemente, e as profissões para lutadores estavam nos clãs que recebiam missões regulamentadas pelo governo, são as missões que geram o dinheiro para a compra de equipamentos para os membros do clã, a cada luta, do nada, aparecia misteriosamente um Juiz, o juiz Cid, o qual mostrava as novas leis, punia aqueles que a infringiam dando cartões amarelos ou vermelhos – dois amarelos ou um vermelho levavam o personagem a cadeia – e premiava aqueles que ajudassem a manter a ordem, usando o recomendado, com pontos do juiz, e muito mais… – A jogabilidade do jogo é perfeita, mas deixa muito a desejar em história.

Final Fantasy XII começou a ser produzido por volta de 2001 e teria como diretores Yasumi Matsuno e Hiroyuki Itõ, mas devido a sérios problemas de saúde de Yasumi Matsuno, os quais atrasaram muito a produção, ele teve que ser substituído no cargo. Nobuo Uematsu fez apenas a musica tema do jogo deixando o resto a cabo de seus sucessores, Yoshitaka Amano foi o diretor de designe de personagem e de ilustração e Hironobu Sakaguchi fez apenas o logo de Final Fantasy, pois agora o mesmo ocupa um alto posto dentro da Square e toma conta não só da franquia Final Fantasy. Final Fantasy XII seria o ultimo jogo para o PlayStation 2, mas como não poderiam faltar, grandes inovações surgiram como a mudança de câmera, a qual agora estava totalmente a cargo do jogador e funcionava um pouco parecido com a dos jogos online, novo sistema de batalha que também lembra jogos online, os gambits que são comandos automáticos os quais você pode usar, por exemplo você podia ordenar que o personagem de cura curasse o personagem tal sempre que a vida dele chegasse na metade, e tudo isso iria acontecer automaticamente, e muitas mudanças na forma de evoluir o personagem.

Como deve estar percebendo esses três jogos se passam no mesmo lugar Ivalice, e possuem muitas coisas em comum como mesmas raças e profissões mostram que o Final Fantasy Tatics Advanced esta relacionado com Final Fantasy XII, mas nenhum GF, que havia nos outros, está presente em Final Fantasy XII, nele volta a história dos Spers do Final Fantasy V, mas dessa vez são todos novos, 12 ,cada um para cada signo do zodíaco chinês, muitos problemas de dublagem e sincronização para o inglês foram resolvidos do Final Fantasy X para o Final Fantay XII.

Haveria então uma ligação entre Final Fantasy Tatics e Vagrant Story para PlayStaion 1, Final Fantay Tatics Advanced para Game-boy Advanced e Final Fantay XII para PlayStation 2, onde todos se localizariam na mesma terra estando apenas separados pelo tempo ? Alguns fatos comprovam e outros negam a teoria, alguns nomes são iguais, mas em personagens diferentes. Em Final Fantasy Tatics é afirmado que não existe mais a raça dos moogles, eles haviam sido extintos.

A teoria mais aceita é que Final Fantay Tatics deu origem a Vagrant Story, uma terra religiosa que transformou Ivacile em Saint Ivalice – mais ou menos como aconteceu com o império bizantino e Constantinopla – e que o item mais precioso de todos, um Livro, foi perdido. Em Saint Ivalice crianças acham um livro antigo cheio de magia e mistérios sobre uma terra estranha, assim começa Final Fantasy Tatics Advanced, que se passa apenas em um pedaço do continente, e após resolverem tudo às crianças voltam para casa e deixam seus amigos do novo mundo, esses amigos iram viajar para outro lado do continente e ajudar os personagens de Final Fantasy XII a resolverem seus problemas.

Para completar a Squere lançou um novo projeto o Aliance Ivalice, o qual lembra muito o Compilação Final Fantay VII que tem prazo de 20 anos. O projeto tem como diretor Yasumi Matsuno e já lançou um novo Final Fantay Tatics para Nintendo-Ds, com inovador sistema de batalha auxiliado pela sensibilidade ao toque do Ds, e pretende o do relançamento de Final Fantasy Tatics do PlayStation 1 e um outro Final Fantasy Tatics para o PSP.

Ver também:

Final Fantasy Retrospective VIII

Final Fantasy Retrospective X

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s