GameTrailers Final Fantasy Retrospective X

Demorou 4 anos para o lançamento do primeiro Final Fantasy, de fora da franquia oficial, ou seja, os Final Fantasy extras saírem. Quando o primeiro game boy foi lançado em 1989, com o jogo do Super Mario, ele trazia a promessa de sacrificar cores e qualidade para que os jogos fossem portáteis, então embarcando nessa idéia a Square lançou Final Fantasy Legend: Final Fantasy: Side Story, lançado em 1991. Dessa vez como os detalhes poderiam prejudicar ainda mais o tamanho e a qualidade do jogo, foi decidido que as musicas não seriam feitas por Nobou Uematsu.

Olhe as movimentações das espadas dos personagens de Final Fantasy: Side Story existe semelhança com a movimentação da espada de Link de Zelda, mas não pense que Square copiou Zelda, pois esse Final Fantasy foi lançado 2 anos antes do lançamento do primeiro Zelda. Para fazer a seqüência do jogo Final Fantasy: Side Story – o qual ainda houve 3(Final Fantasy Legend I, II e o III) -, a Square resolveu fazer outra franquia chamada Secret of Mana – a qual ainda hoje existe para o Game Boy e Nintendo DS sendo relançado para o Nintendo DS uma nova versão de Sword of Mana esse ano.

Após o lançamento da trilogia Final Fantasy: Side Story foi lançado Final Fantasy Mistic Quest o qual teve sua produção voltada para o publico dos EUA, então as medidas tomadas para satisfazer esse público alvo foi: diminuir a história, cortar boa parte dos diálogos, não deveria haver classes, nem batalhas aleatórias, nem itens customizáveis, incrementando com ferramentas (machados, cordas) ou habilidades como arrastar as coisas ou empurrar, infelizmente o jogo só foi sucesso nos EUA, os outros jogadores reclamaram muito que o jogo tinha sido muito simplificado, com isso a Square resolveu que nunca mais iria simplificar seus jogos por causa de uma devido publico alvo que não consegue jogar o jogo devido a complicação do mesmo.

Outra franquia de jogos da Square são os jogos sobre os chocobos, ao todo até hoje são onze jogos, o primeiro lançado foi em 1997. O primeiro foi Chocobo no Fushigina Dungeon, o qual para a sua produção foi feito um acordo de parceria com a Nintendo, assim além dos chocobos pokemons também fazem parte desse jogo. No começo chocobos eram apenas transportes, depois passaram a fazer parte do jogo, com jogos e missões extras para serrem executadas, e depois ganhando seus próprios jogos – esta sendo lançado um novo jogo dos chocobos para o Nintendo DS em comemoração os 10 anos da coleção Chocobo.

Depois do sucesso da serie de jogos Final Fantasy, a Square também se encontrava aclamada por seus CGs (cenas geradas graficamente para serem mostradas no jogo enquanto ocorre o loading onde não há interação do jogador) de alta qualidade – o primeiro CG de todos foi inserido na Abertura de Final Fantasy VII. Todos esses fatores levaram as indústrias de anime a voltarem seu olhos para a Square, a Mad House (Madhouse Studios) foi a primeira pediu autorização para fazer 4 OVAs(original vídeo de animação) com o nome Final Fantasy: Legend of the Crystal em 1994, em seguida a Gonzo (GONZO) fez o anime Final Fantay Unlimited em 2001 com 25 episódios.

Com isso a Square parece ter tomado gosto das telas e fez sua própria criação, Final Fantasy: The Spirits Within, o roteiro foi feito a partir de uma história base de Hiranobu Sakaguchi, mas sem a presença marcante de nenhum dos principais membros da Square, foi lançado em 2001, o diretor do filme era o mesmo do filme de Apolo 13, contava com vários atores famosos, e roteiristas consagrados em Hollywood. Era o maior risco que Square estava enfrentando -ariscando tudo -, desde o primeiro Final Fantasy e depois com Final Fantay VII, eles nunca mais tinham arriscado tudo da empresa investindo tanto em alguma coisa que poderia dar errado.

A Square acumulou 4 SGI (Silicon Graphics Computer) Origin 2000 series de servidores, 4 Onyx2 systems e 167 Octane (que são estações de trabalho em UNIX fabricadas pela SGI). O filme foi basicamente renderizado por uma fazenda de propriedade deles mesmo o qual constava com 960 estações de trabalho Pentium III-933MHz. A Fazenda de renderização da Square se localizava no Havaii, era a Square Pictures. O filme acabou ao final da produção custado mais que o esperado. Mas mesmo com todos os esforços muito do que é Final Fantasy e toda a sua magia se perdeu, sobrando apenas um filme estranho de ficção Cientifica, onde Chocobos foram resumidos a marca (etiqueta, grife) da blusa da personagem principal, os acontecimentos se passar na terra, ao invés de em um mundo fantástico…Com tudo isso o filme foi um completo fracasso, deixando um rombo de $124 milhões em prejuízos. E antes deles fecharam o Studio de produção de filmes, Square Pictures, foi requisitado a eles que fizessem um dos Animatrix, após essa ultima produção o Studio foi fechado.

A Mad House também fez outro anime da serie para a Compilation Final Fantay VII, o qual conta a história de Cloud e Zack antes deles fugirem da corporação e chegaram de trem no jogo, sendo o final do Anime o começo de Final Fantasy VII, o anime da Mad House veio em homenagem ao lançamento do mais novo filme da Square, dirigido pelo mesmo diretor do Jogo de Final Fantasy e tendo como co-diretor o diretor de personagens de Final Fantasy VII, perdendo assim total contato com Hollywood e trabalhando apenas com eles mesmos, o diretor de musica agora não poderia deixar de ser Nobou Uematsu. E o sucesso estava garantido agora, na 1 hora do dia do lançamento do DVD de Final Fantasy VII Advent Children 93% dos DVDs que foram fabricados, 420.000 cópias, foram vendidos.

A Square parece estar atirando para todos os lados se olharmos os campos onde atuam, mas na verdade isso apenas prova o quanto poder Final Fantasy tem, e ao que parece a simples menção ao nome Square parece dar prestigio a tudo, e leva os fãs às vezes à decepção e às vezes a consagração desse poder.

Ver também:

Final Fantasy Retrospective IX

Anúncios

Uma resposta para “GameTrailers Final Fantasy Retrospective X

  1. eu li todas as histórias de final fantasy e jogei quase todos os jogos queria e acharia que ficaria um bom jogo ou filme de final fantasy 7 e 8 juntos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s