Gashapon

Gashapon são os típicos brinquedos de cápsula caracteristicamente japoneses. A palavra provem de duas onomatopéias em japonês: gacha – giro da alavanca; e pon – o som do brinquedo ao cair. Os brinquedos vêm dentro de pequenas cápsulas às quais muitas vezes também são detalhadas e coloridas. O termo Gashapon pode ser usado tanto para designar a maquina de gashapons, quanto os próprios brinquedos.

As máquinas de Gashapons são similares as máquinas que vendem chiclete, presentes em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil. Onde se coloca uma moeda, gira-se uma alavanca e um chiclete é entregue. Assim como os chicletes que usualmente compramos, gashapons também custam pouco, variando entre Y$ 100 e 500 ienes (o equivalente a entre R$ 1,61 a 8,04 reais).

O baixo preço se dá devido à baixa qualidade do produto, o que não impede a existência de muitos fãs de gashapon, os quais são geralmente feitos a partir de um molde feito em PVC que contém mais detalhes e uma pintura melhor. Mas há gashapons os quais os preços não são tão módicos. Esses são considerados peças raras de colecionador as quais podem atingir alto preço em leilões, como os realizados no Ebay, ou mesmo em lojas especializadas, existem até caixas especial para os colecionadores guardarem seus gashapons.

O brinquedo presente dentro da cápsula varia consideravelmente, pode ser um robô, um monstro, um personagem de um mangá, anime ou jogo famoso – ou não tão famoso -, hoje em dia até gashapons para maiores de idade já existe, onde os bonequinhos estão em posições um “pouco indecentes” ou de “roupa intima”.

Nas lojas especializadas encontradas no Japão, e mais predominantemente em Akihabara – The Holy Land – eles podem ser encontrados a venda em forma de pacote, a coleção inteira, por um preço unitário um pouco mais caro que a ficha normal, mas com a garantia de ter toda a coleção sem ter que arriscar a sorte.

No Oriente gashapon virou moda entre os Otakus por volta dos anos 90. Desde 2005 eles começaram a ser importados para o Brasil por preços bastante acessíveis. Infelizmente, eles são encontrados somente em lojas especializadas, no bairro da Liberdade, em São Paulo, ou em eventos de anime, como o Anime Dreams, o Anime Friends e outros.

8 Respostas para “Gashapon

  1. Uhul! Gashpons! *-*
    eu gosto deles, apesar de ter só três XD
    Sendo que um foi brinde e o outro ganhei numa promoção *-*

    Você coleciona Gashapons também =]?

    Ei! Você vai na Anime Friends também? Então você mora em SP ^^? Bom, eu não moro em SP, mas vou pra AF todo ano desde 2005 *——*
    Amo aquele lugar XD

    Obrigado por mais um ótimo post *-*
    E pelas fotos das máquinas de Gashapons, gosto delas XD

  2. Não, eu não coleciono Gashapons não, eu ficaria maluca com a grande quantidade de peças que tem, e também ficaria triste caso um meu desse o azar de sair muito mal feito, coisa que acontece aleatoriamente. Não eu não moro em SP, então infelizmente não vou para a AF também, infelizmente 😦 gostaria muito de ir.
    ^_^

  3. HUAUHAHUAUH faz sentido XD
    Ísso também me deixa agoniado, a possibilidade do Gashapon sair com olgo torto ou algo do tipo XD
    Sorte que os três que tenho são bem feitos *-*

    Não mora em SP? Jurava que você morava por lá, afinal, todo mundo que conheço na net mora em SP, chega a ser assustador HUAHUUAHUHA XD as vezes penso que só eu tenho internet no DF auhahuauhahu ^^”

    Se eu não estiver sendo folgado, você pode me dizer aonde mora ^^”?

  4. Hahahahahaha,
    não não moro em SP e por mais engraçado que pareça na internet não me lembro de conhecer ninguém especificamente de SP.
    Meus amigos de net eram bem dos extremos um de Manaus-Amazônia, um do Rio de Janeiro-RJ, outro de Curitiba-Paraná e outro de Belo Horizonte-Minas (era um dos meus melhores amigos), esses eu tinha muito contato, depois acho que comecei a arranjar mais gente de fora mesmo…
    Hihihihi
    E bem onde eu moro, humm .. depois eu te conto ^_^

  5. Serio XDDDDDDD?!
    Mas afinal, que lugares na internet você fica andando, mocinha u.ú? uhHAUHUAHA XD
    Quem diria XD
    Serio mesmo, nunca tinha conhecido alguém que nunca tinha conhecido alguém de SP pela net (quantos “conhecidos” XDDD @_@), isso era até motivo de brincadeiras com meus amigos XD

    Manaus? Rio? Wow @_@
    Nunca conheci gente por essas bandas, porém já conheci de curitiba =]

    Era um dos seus melhores amigos? Não é mais? Errr…desculpa se estiver sendo intrometido @_@”

    Gente de fora do país? A unica pessoa que conheci de fora foi uma Chinesa, falando nisso…já faz muito tempo que não falo com ela xD

    ahuahuahuuaha quanto mistério XD
    Mas de boa, eu fico na curiosidade então =]

  6. Bem eu ando por ai jogando jogos online, antes de começar a fazer estágio eu jogava muito!!!
    E o cara de Belo Horizonte não é mais um dos meus melhores amigos porque agente não tem mais muito tempo para jogar e conversar, estamos com horários muito incompatíveis.
    Atualmente tenho ficado bem amiga de uma alemã muito gente boa e conheço um italiano meio “reclamão”, mas legal também.

  7. comparado com o preço dos gashapons aqui
    eu fico com inveja dos japoneses TT^TT
    eu nao ficaria triste se meu gashapon viesse meio torto
    eu so quero ter um TT^TT
    e do naruto TT^TT
    Aqui um gashapon custa em torno de R$ 30,00 TT^TT

Deixe um comentário

